RELATÓRIO TÉCNICO APOIO FERRAMENTAL PARA GESTÃO DE REQUISITOS EM BPR
PÓS-GRADUAÇÃO ENGENHARIA DE SOFTWARE
MÓDULO: REVISÃO E INSPEÇÃO
Bianca Massarotto
Carlos Nascimento
Simone Flávio da Silva
Relatório Técnico apoio ferramental para gestão de REQUISITOS EM BPR
São Paulo – 2014
1. INTRODUÇÃO
A licitação de requisitos deve acontecer na fase inicial do ciclo de vida do sistema e engloba atividades que permitem sua documentação seja por linguagem natural comum, estruturada ou formal. Porém sua manutenção durante o ciclo muitas vezes não é gerenciada de maneira eficiente e não há um tempo gasto para revisão dos artefatos gerados a fim de identificar defeitos a tempo da correção em menor custo.
De acordo com Pressman (2007), “uma compreensão completa dos requisitos de software é fundamental para um bem-sucedido desenvolvimento de software”. Estes requisitos sendo a representação da necessidade do cliente, somente serão implementados de forma eficaz se o requisito for elaborado dentro de um processo de qualidade com o apoio do solicitante desde sua entrada até sua homologação e produção.
Neste trabalho, daremos o foco para os requisitos de entrada no processo de manutenção e reengenharia de software (BPR – Business Process Reengineering) que engloba, inclusive, o que chamamos de manutenção evolutiva.
A Organização dos autores deste relatório técnico, por exemplo, não utilizam técnicas de revisão de requisitos no processo de desenvolvimento de software e nem um processo com qualidade que possibilita rastrear o andamento deste requisito visando identificar e mensurar as falhas que ocorreram desde a coleta do requisito até este ser colocado em produção. Entendemos que a requisição do cliente passa pelas seguintes etapas macros:
Entendemos que este processo, para garantir um mínimo de qualidade e gerar uma entrega satisfatória para o cliente, deveria passar pelas seguintes etapas:
Todavia, sabemos que estes procedimentos por si só não