Relatório trabalho de campo - Visitas à Amorim & Irmãosi
2379 palavras
10 páginas
Faculdade de Economia e GestãoRelatório do Trabalho de Campo
Projecto Multidisciplinar II
T3G2 – CorkTeam
Ana Raquel Abreu Gonçalves – 351211070
Joana Valido Chaves Pereira – 351211081
João Teodorico Pinto Leite Braamcamp de Figueiredo – 351211052
João Tiago Linhas Simões – 351311059
Tiago Lima Leite Wong – 351211054
Orientadora: Maria Raquel Costa Campos Franco
Porto 2012
Sumário
O Relatório de Trabalho de Campo tem como principal objectivo a síntese de toda a informação que o grupo recolheu nas duas visitas que realizou à unidade de produção de rolhas de aglomerado, da empresa Amorim & Irmãos. Este documento contém uma caracterização da Empresa Amorim & Irmãos, a descrição da primeira visita à fábrica e análise aos processos de fabrico da Neutrocork® (rolha aglomerada) e uma descrição do processo de preparação e realização da entrevista no âmbito do projecto Cork Mais.
Índice
Introdução
O relatório de trabalho de campo foi redigido para servir como descrição e comentário às duas visitas realizadas à empresa Amorim e & Irmãos. Surgiu da necessidade de sintetizar toda a informação recolhida nas visitas, bem como comentar essa mesma informação. O objectivo é apresentar uma análise às actividades que foram realizadas na unidade de produção da rolha Neutrocork®, bem como responder a um conjunto de questões pertinentes quanto aos processos de fabrico deste tipo de rolhas, e ainda uma descrição da entrevista a um facilitador do programa Cork Mais. Deste modo, após uma contextualização sobre o Grupo Amorim, o grupo descreve a primeira visita, analisando os processos envolvidos na produção da rolha de aglomerados, seguindo-se uma análise crítica à entrevista que foi depois realizada.
Corticeira Amorim
A Corticeira Amorim iniciou a sua actividade como uma empresa familiar, em 1870. Sendo uma organização dedicada ao fabrico de rolhas, a sua primeira fábrica