Relatório TERMOSCÓPIO BIMETÁLICO
Objetivos: Ao final deste experimento o aluno deverá:
Conhecer e comprovar através de experimento físico os efeitos da dilatação térmica em diferentes materiais, principalmente em metais, onde neste último, utilizar-se-ão dois metais unidos para que se avalie as reações físicas entre ambos utilizando-se do princípio da termodinâmica. Explicar onde e como o princípio deste experimento é aplicado no dia-a-dia .Comprovar que, diferentes materiais possuem consequentemente diferentes coeficientes de dilatação térmica, o que explica e fundamenta esse experimento.
Introdução teórica:
1. Fundamento:
Para fundamentar a teoria do TERMOSCÓPIO BIMETÁLICO faz-se necessário entender o princípio do experimento, que consiste na dilatação térmica de dois metais diferentes unidos, que com a variação de temperatura, um dilata mais que o outro, provocando um encurvamento da lâmina.
Dilatação Térmica : Todos os corpos existentes na natureza, sólidos, líquidos ou gasosos, quando em processo de aquecimento ou resfriamento, ficam sujeitos à dilatação ou contração térmica. O processo de contração e dilatação dos corpos ocorre em virtude do aumento ou diminuição do grau de agitação das moléculas que constituem os corpos. Ao aquecer um corpo, por exemplo, ocorrerá um aumento na distância entre suas moléculas em consequência da elevação do grau de agitação das mesmas. Esse espaçamento maior entre elas se manifesta através da expansão das dimensões do corpo, as quais podem ocorrer de três formas: linear, superficial e volumétrica. O contrário ocorre quando os corpos são resfriados. Ao acontecer isso as distâncias entre as moléculas são diminuídas e em consequência disso há diminuição nas dimensões do corpo.
Porque um dos metais se dilata mais que o outro ?
A dilatação é proporcional ao aumento de temperatura, mas não é a mesma para diferentes materiais, ou seja, mesmo para uma mesma variação de temperatura, a dilatação dos