Relatório Sustentabilidade - Fiat
Resumo
O blogueiro Roberto Leite ao analisar o relatório sustentável da FIAT de 2009, elogia de certa maneira as boas ações da empresa onde ele cita as campanhas apresentadas como: O uso racional do automóvel, estudos para redução de consumo e educação para o trânsito, além do ótimo trabalho realizado em sua comunidade do entorno das fábricas e com deficientes físicos. Porém, Roberto achou as informações no relatório muito superficial, nada muito atrelado ao modelo de gestão da empresa, surgindo ai os primeiros questionamentos.
No primeiro momento, ao enviar essas perguntas ele criticou o modo com que foi atendido uma espécie de SAC, onde ele imaginou que nunca receberia uma resposta, ou que a FIAT responderia tudo, menos o que ele perguntou. Mas, logo depois recebeu um email onde as perguntas tinham sido encaminhadas ao responsável, e que ele poderia acessar ao relatório disponível e lá também poderia ser esclarecida alguma dúvida.
Ao ler o relatório da FIAT de 2011, Roberto faz um novo questionamento no qual ele elogia a rapidez com que a empresa respondeu, mesmo tendo respondido apenas duas questões. Porém, a FIAT não respondeu mais as perguntas.
Diante dessas informações, o blogueiro faz elogios e criticas a maneira como a FIAT lidou com as questões. Onde no primeiro contato teve um atendimento SAC, depois teve duas das 15 questões respondidas até com certa rapidez, mas, logo depois não obteve mais nenhum feedback.
Com relação ao assunto sustentabilidade, quando comparada a outras montadoras, a FIAT hoje é a mais sustentável, disse Roberto Leite. Citando um dos projetos mais interessante desenvolvido pela FIAT, que é a “Árvore da Vida”. Mas ele menciona a falta de alguns dados de gestão das atividades, principalmente no Brasil, já que o relatório não é tão claro em divulgar informações regionais. O que também foi uma dificuldade nossa ao fazer o trabalho, pois a maioria das perguntas eram relacionadas ao Brasil, e não