relatório sobre visão computacional em tempo real
Palestrante: Prof. Valentin Obac Roda
Tema: Visão computacional em tempo real
Natal/RN
Setembro de 2013
Sumário
Introdução
Visão computacional é a ciência responsável pela visão de uma máquina, pela forma como um computador enxerga o meio à sua volta, extraindo informações significativas a partir de imagens capturadas por câmeras de vídeo, sensores, scanners, entre outros dispositivos. Estas informações permitem reconhecer, manipular e pensar sobre os objetos que compõem uma imagem [1].
Podemos considerar visão computacional como uma ciência muito recente. Uma das primeiras menções sobre visão computacional data de
1955, onde Selfridge destacou “...eyes and ears for the computer” [2].
Por volta da década de 70 iniciaram-se os primeiros trabalhos de Visão Computacional aliada a Inteligência Artificial. Na época acreditava-se que em pouco tempo seria possível representar o sentido da visão de forma completa em uma máquina. Entre os estudos realizados, destacam-se The Psychology of Computer Vision [3], e A framework for representing knowledge [4], ambos de 1975. Com o desenvolvimento de novas pesquisas nas décadas subsequentes, verificou-se uma complexidade muito maior do que imaginado inicialmente, principalmente pela falta de informações e de modelos que representassem a forma como as imagens são interpretadas no cérebro humano.
O olho humano consegue perceber e interpretar objetos em uma imagem de forma muito rápida. Isso acontece no córtex visual do cérebro, uma das partes mais complexas no sistema de processamento do cérebro.
Alguns cientistas concentram seus estudos na tentativa de entender o funcionamento dessa parte do cérebro, para então trazer tais ideias para a visão computacional. É o que pesquisadores do MIT definem como "ensinar