RELATÓRIO SOBRE VISITA À PINACOTECA DO ESTADO
Parte A
Academicismo Brasileiro: Foi o sistema de arte institucionalizado no país durante o séc. XIX e começo do séc.XX, usando como referência as academias de Arte europeias. Com a fundação da Escola Real de Ciências, Artes e Ofícios, por Dom João em 1816, incentivado pela Missão Artística Francesa; decorrendo com o surgimento da Academia Imperial de Belas Artes, mecenato de Dom Pedro II, e por fim com a Escola Nacional de Belas Artes, já no período republicano. Suas características gerais é seguir os padrões da beleza da Academia de Belas Artes, ou seja, o artista não deve imitar a realidade, mas tentar recriar a beleza ideal em suas obras, por meio da imitação dos clássicos.
Parte B
Identificação do Local:
Comentários gerais sobre a Pinacoteca: Situada na Praça da Luz nº 2, Próximo a Estação Luz do Metrô, fundando em 1095, é o museu mais antigo de São Paulo. Ela possui o maior e mais completo acervo artístico brasileiro, e também possui produções de todo o mundo, ou seja, obras de arte de gêneros textuais, sonoros, tridimensionais, audiovisuais, entre outros.
Parte C
Acervo da Pinacoteca do Estado
Obra: Autorretrato, 1976
Identificação da obra: Autorretrato, Marcello Nitsche, grafite e nanquim sobre papel colado sobre cartão, compensado, lâmpadas vermelhas, tinta e vidro, 40 X 40 X 30,1976.
Descrição da Obra: Uma caixa com a imagem, lâmpadas vermelhas ao redor piscando.
Análise da Obra: Ele recriou a sua imagem tentando passar o seu conceito sobre a beleza idealizando a sua própria imagem, usando como referência as obras das academias européias.
Parte D
Exposição: Zero Comentar 1 obra de uma das exposições:
Identificação da obra: (LichtRaum, Otto Piene, instalação de luz (plástico, metal e motor elétrico), 1928.
Descrição da Obra: cortina para escuridão, efeito de luzes na sala, globo que girava para dar movimento a luz.
Análise da Obra: O Silencio e aquele efeito feito pelo