Relatório sobre reciclagem
A construção civil afeta o meio ambiente através da retirada de materiais da natureza que não são retornáveis, como: areia, cal, ferro, alumínio, madeira, água potável e também o entulho, que é o resultado das sobras, dos desperdícios e dos rejeitos de materiais de construção em uma obra, que pode ser de demolição, pavimentação ou construção de casa, prédio etc.. Com isto, novas tecnologias da construção estão sendo criadas, entre elas: a reciclagem dos entulhos.
2. Introdução
Muito se tem falado em ecologia, meio ambiente, relação homem-natureza, estes assuntos estão tomando dimensões consideráveis, porque o ser humano está percebendo que a sua existência está sendo ameaçada pelo descontrole e abuso da exploração das fontes de recursos naturais. Entre os setores que consomem recursos naturais e degradam o meio ambiente está o setor da construção civil, sendo um dos maiores vilões. O crescimento desenfreado do consumo de recursos naturais está fazendo o homem repensar sua forma atual de produção, pois está percebendo os danos ambientais causados como o aquecimento global do planeta (efeito estufa), inversões térmicas, alterações nos habitats de vários seres vivos e consequentemente a extinção e a diminuição destes. A construção civil afeta consideravelmente o meio ambiente pelo consumo de recursos minerais e de produção de resíduos. Ela explora jazida de pedras, areias, calcário, zinco, alumínio, ferro etc. É consumidora voraz de madeira e água, tem como fornecedores os principais segmentos poluidores.
3. Reciclagem
Todas as ações que tenham como objetivo permitir a reutilização de materiais e/ou produtos, de modo a estender seu ciclo de vida e diminuir os problemas com a forma de deposição dos resíduos ou de emissão de poluentes, são consideradas atividades de reciclagem. Especificamente, no caso da construção civil a produção de resíduos