Doença celiaca
CURSO DE NUTRIÇÃO
DOENÇA CELIACA E SEU TRATAMENTO
São Paulo
2011
INTRODUÇÃO
A doença celíaca é uma afecção inflamatória crônica do intestino delgado, que ocorre em indivíduos predispostos geneticamente, causada por uma intolerância permanente ao glúten. A apresentação típica era de crianças com perda de peso e diarréia. A DC é comum em todo o mundo e afeta aproximadamente entre 1:100 a 1:300 indivíduos. A doença celíaca é uma intolerância permanente ao glúten, que está ligada a fatores genéticos, ambientais e imunológicos. O glúten é uma proteína amorfa que está normalmente presente em nosso dia a dia, em uma dieta considerada equilibrada; Encontrado na semente de muitos cereais como trigo, aveia, centeio, cevada, e no malte(subproduto da cevada). Algumas outras doenças possuem uma prevalência aumentada para Doença Celíaca entre elas podemos citar: Síndrome de Down, síndrome de Turner e Diabetes Mellitus tipo I.
JUSTIFICATIVA É importante o conhecimento da Doença Celíaca para que seja feito um diagnóstico o mais precoce possível, porque o principal tratamento é a dieta com total ausência de glúten; quando a proteína é excluída da alimentação, os sintomas desaparecem. Como a doença celíaca è de origem genética, podemos dizer que a mesma não tem cura, mas se a dieta for seguida rigorosamente, pele resto da vida, não haverá problemas.
OBJETIVO Estimar o conhecimento teórico sobre doença celíaca e seu tratamento para leitores interessados no assunto, fornecendo informações atuais sobre Doença Celíaca a fim de melhorar seu diagnóstico e evitar complicações.
MATERIAIS E MÉTODOS Vai ser realizada revisão da literatura nacional e internacional utilizando os bancos de dados MEDLINE, LILACS-BIREME, SCIELO E PUB MED; sendo selecionados artigos publicados nos últimos CINCO anos, abordando a Doença Celíaca. Os seguintes termos de pesquisa (palavras-chaves e delimitadores) serão utilizados em várias combinações: