Relatório sobre patrimonial
DISCIPLINA: PATRIMÔNIO HISTÓRICO
TURMA: HI4N1
DOCENTE: DAYSEANE FERRAZ
DISCENTE: KEVSOM SOARES
RELATÓRIO
No último dia 15 de setembro, foi realizada no centro histórico de Belém, localizado no bairro do comércio, uma atividade extraclasse referente à ementa da disciplina de Patrimônio Histórico do Curso de Licenciatura e Bacharelado em História, da ESMAC, ministrada pela professora mestre Deyseane Ferraz a fim de aproximar os alunos da turma HI4N1 aos seus objetos de estudo discutidos em sala de aula com base nos textos apresentado pala docente.
Deu inicio tal atividade na Praça Frei Caetano Brandão, datada de 1616, após administração de Augusto Montenegro e Antônio Lemos. A princípio a praça era denominada de Praça Largo da Matriz ou da Sé e estar em excelente estado de conservação mantida pelos órgãos competentes, pois faz parte de um conjunto paisagístico de extrema importância para a cultura, turismo, economia e principalmente a memória da cidade. Nas proximidades estão localizadas outros importantes Patrimônios Históricos como o Forte do Presépio, Igreja de Santo Alexandre, Casa das Onze Janelas, Igreja da Sé, todas as construções datadas do século XVII referente ao período de fundação e colonização da cidade de Belém deixando viva a memória de tal período. Praça Frei Caetano Brandão, após administração de Augusto Monte Negro e Antônio Lemos. Antes Praça Largo da Matriz ou da Sé. (1616). Comentários de Girsele Mendes, discente do curso de História da ESMAC
Nesse perímetro do centro histórico da cidade notamos o interesse, principalmente do poder público, na preservação e conservação dos bens, pois esses são de extrema importância para o turismo, ou seja, os olhares se voltam para essa localidade. Já em outras partes do mesmo centro histórico percebemos infelizmente o descaso, uma vez que, essas localidades não fazem parte do circuito turístico.
Ao percorremos a primeira Rua de Belém, hoje Siqueira Mendes, verificamos casas com