Relatório Química
⇒ INTRODUÇÃO
Solo – Conceito mais completo: é a superfície incosolidada que recobre as rochas e mantem a vida animal e vegetal da Terra. Ë constituído de camadas que diferem pela natureza física, química, mineralógica, morfológica e biológica.
Formação do solo: segue um verdadeiro ciclo evolutivo que é constituído de fases, na qual uma delas corresponde a formação de matéria bruta na massa de solo e a outra, a conversão deste material no verdadeiro solo.
1 fase: - processos de intemperização e a gênese
2 fase: processos pedogenéticos que transformam esse materiais intemperizado em solos ordenados.
O solo é resultante da ação conjunta dos agentes intempéricos e pedogenéticos, enriquecidos de detritos orgânicos
Inicio da Formação do Solo – rocha em contato com o meio ambiente
Formação: os materiais primitivos sofrem inicialmente, processos de hidratação e hidrólise, originando produtos secundários e conforme o processo evolui, há o desaparecimento de quase todos os minerais primários, ficando somente sesquióxidos e silicatos mais ou menos hidratados, os quais originam as argilas.
REGOLITO - um lençol irregular de fragmentos rochosos e minerais soltos ou seja pelo (todo material inconsolidado da superfície da Terra)
Somente a atuação dos processos intempéricos não leva à formação de solos, é necessário a atuação dos processos pedogenéticos para que se forme um solo. Os processos pedogenéticos estão relacionados, basicamente, ao movimento da água no interior do solo.
O solo recebe a matéria orgânica decomposta por bactérias, chamada de Húmus.
Este Ciclo Contínuo de Troca de Nutrientes representa a interface biosfera-litosfera-hidrosfera-atmosfera; exatamente onde o solo se desenvolve. O estudo e levantamento dos diferentes tipos de solos são ferramentas vitais para o planejamento, ordenamento e/ou reordenamento e ocupação das áreas.
⇒ CONCEITO
Latim Solum = chão, substrato.
Para a população – é o chão onde vivemos