Relatório química analítica 1
PREPARO DE SOLUÇÕES
Guilherme Elias Barbosa
Lucas Daniel do E. Nunes
Silvanir Nascimento da Silva
Andressa Natielle J. De Carvalho
Flávio Queiroz Ribeiro
Estefanas Clementino A. da Cunha
Cleber José de Souza
Anápolis
2011
GUILHERME ELIAS BARBOSA
LUCAS DANIEL DO EGITO NUNES
SILVANIR NASCIMENTO DA SILVA
ANDRESSA NATIELLE JUSTINO DE CARVALHO
FLÁVIO QUEIROZ RIBEIRO
ESTEFANAS CLEMENTINO ALVES DA CUNHA
CLEBER JOSÉ DE SOUZA
PREPARO DE SOLUÇÕES
Relatório apresentado à disciplina de Química Analítica do Curso de Química Industrial da Faculdade de Tecnologia SENAI Roberto Mange.
Prof.ª: Waléria Nunes de Siqueira Gomes.
Anápolis
2011
1 – OBJETIVOS
Aprender e aplicar os vários métodos utilizados para preparar soluções.
2 – REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
Na natureza, raramente encontramos substâncias puras. O mundo que nos rodeia é constituído por sistemas formados por mais de uma substância: as misturas. Às misturas homogêneas dá-se o nome de soluções. Logo, podemos dizer que, soluções são misturas de duas ou mais substâncias que apresentam aspecto uniforme (www.ebah.com.br).
Para preparar soluções, antes de tudo e necessário saber algumas particularidades indispensáveis, que tais são de plena importância para que não haja erros no produto final desejado da solução preparada.
É bom sempre lembrar que o uso de epi’s é indispensável em um laboratório de química, pois para alguns trabalhos ou análises vão haver reagentes perigosos para a nossa saúde. Para que uma pessoa trabalhe em laboratórios de química analítica é necessário saber distinguir e usar convenientemente cada equipamento volumétrico, de modo a reduzir ao mínimo os erros em análises. Nos laboratórios são basicamente dois tipos de frascos volumétricos disponíveis: os frascos TD e os TC, sendo os primeiros