Relatório quimica experimental - tecnicas basicas
INTRODUÇÃO: Isabela
OBJETIVOS: Isabela
MATERIAIS UTILIZADOS
Balança (1); bico de gás (1); bureta de 50 mL (1); proveta de 10 mL (1), 50 mL (1), 100mL; béquer de 50 mL (2) e de 250 mL(1); pipeta graduada de 10 mL (1); termômetro (0 a 100°C) (1); tela de amianto (1); tripé ou suporte de ferro (1); tubo de ensaio (1); pérolas de porcelana (1).
PROCEDIMENTOS
- Medida de temperatura de ebulição da água * Acendeu-se o bico de gás da seguinte maneira: abriu-se ligeiramente a válvula de gás e a válvula de entrada que se localizava na bancada; Regulou-se o dispositivo de entrada de ar de forma que este ficou meio aberto; Acendeu-se o fósforo; Abriu-se a válvula que permite o acesso de gás ao queimador, aproximando o palito de fósforo aceso na extremidade do queimador; Ajustou-se a altura da chama regulando a entrada de gás; Ajustou-se a cor da chama regulando a entrada de gás. * Colocou-se cerca de 100 mL de água da torneira em um béquer de 250 mL com 3 pérolas de porcelana e, em seguida, colocou-se o béquer sobre uma tela de amianto, suportada pelo tripé. * Aqueceu-se o béquer com a chama do bico de gás. Aguardou-se a ebulição da água e, com auxílio do termômetro, mediu-se e registrou-se a temperatura de ebulição.
- Capacidade e desvios de aparelhos * Anotou-se, com os respectivos desvios, a capacidade dos seguintes aparelhos: a) Bureta;
b) Provetas;
c) Pipeta graduada.
- Cálculo de desvio padrão de uma série de medidas * Encheu-se uma bureta com água; * Zerou-se a bureta; * Encheu-se o tubo de ensaio utilizando a bureta e fez-se a leitura do volume; * Repetiu-se as etapas anteriores por três vezes; * Calculou-se o desvio padrão das medidas; * Expressou-se o valor da medida em notação com desvio.
-Determinação da densidade de um líquido * Numerou-se dois béqueres de 50 mL e, com auxílio da balança, mediu-se suas massas. * Adicionou-se 10 mL de um líquido