relatório pêndulo simples
RELATÓRIO DE FÍSICA GERAL
EXPERIMENTO: PÊNDULO SIMPLES
SUMÁRIO Pág.
1. INTRODUÇÃO....................................................... 3
2. OBJETIVOS........................................................... 4
3. MATERIAL UTILIZADO........................................ 4
4. PROCEDIMENTOS EXPERIMENTAIS................ 4
1.1 Descrição da experiência
1.2
1.3
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO............................
6. CONCLUSÃO........................................................
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.........................
INTRODUÇÃO
Galileu sempre foi muito dedicado aos estudos sobre os movimentos dos corpos, sendo ele o cientista que moldou as bases para que Isaac Newton descrevesse as três leis que explicam os movimentos dos corpos do universo.
Diz a história que, certa vez, ele estava observando as oscilações de um lustre da Catedral de Pisa quando teve a idéia de fazer medidas do tempo de oscilação. Como naquela época ainda não haviam inventado o relógio e nem o cronômetro, Galilei fez a contagem do tempo comparando-o com a das batidas de seu próprio pulso. Fazendo isso ele verificou que mesmo quando as oscilações ficavam cada vez menores, o tempo delas era sempre o mesmo.
Em sua casa ele repetiu o experimento utilizando um pêndulo e novamente o resultado obtido com a oscilação do lustre foi confirmado. Verificou ainda que o tempo das oscilações dependiam do comprimento do fio. Ao realizar novos experimentos com esse instrumento, Galileu verificou que o tempo de oscilação do pêndulo não depende do peso do corpo que está preso na extremidade do fio.
Sabendo que o movimento do pêndulo e a queda livre são causados pela ação da gravidade, Galileu disse e comprovou, na Torre de Pisa, que se duas pedras de