Relatório Metodologia cientifica - tempo de reaçao
O Intervalo de tempo entre reconhecer determinada situação e agir em resposta da mesma é conhecido como “Tempo de reação humana”. E esse(este?) foi o tema da prática “Tempo de reação humana”, realizada no laboratório de metologia científica. Utilizando uma régua simples e um eletroíma,o objetivo da prática era medir a distância, em milímetros, que um integrante do grupo deixava a régua cair, para que assim pudesse ser descoberto o tempo de reação média do mesmo. Por isso, a prática foi realizada sessenta vezes.
1. INTRODUÇÃO
O corpo de um indivíduo tende a se manter alerta quando em situações de risco ou de emergência, fazendo com que o mesmo fique atento para tudo ao seu redor. Quando em situações desse tipo, o tempo de reação humana diminui quando comparado com os de situações comuns e diárias, devido ao fato de que quando o cérebro suspeita de determinada ocasião, todas as funções do corpo humano ficam em estado de alerta, prontas para reagir a qualquer risco iminente.
O tempo de reação é fundamental para o sucesso em diversas atividades, como por exemplo para um motorista que deseja evitar um possível acidente no trânsito, para uma dona de casa que deseja evitar a queda de um copo, ou até mesmo para um goleiro que deseja defender um pênalti em uma final de Copa do Mundo. O tempo médio para o cérebro processar as informações que está recebendo e definir uma ação varia entre 0,1 e 0,4 segundos.
O tempo de reação de uma pessoa pode ser calculado com um simples experimento, através do qual se deve soltar uma régua sem aviso prévio para que ela caia em queda livre, até que o indivíduo em questão a segure. Para isso, o mesmo deve apoiar a sua mão próxima a ponta de baixo da régua para tentar segurá-la no instante em que ela for solta, mas sem mover o braço. O tempo de reação é responsável pela queda de alguns milímetros até que a pessoa consiga segurar a régua. E é através desses milímetros que será calculado o tempo de reação do indivíduo, já que eles