Relatório Materiais aço
Introdução
Neste relatório serão realizados testes sobre o aço CA-50 com corpos de prova determinados pela norma a fim de obter o que é encontrado no mercado com suas características normais. O objetivo é aprender os procedimentos necessários segundo a norma brasileira para avaliar se um lote de barras ou fios de aço está apto para o uso em estruturas de concreto armado. Para isso realizamos o experimento simulando o recebimento de um lote de barras de aço CA-50 de 12,5mm de diâmetro e através dos resultados do mesmo somos capazes de julgar se o lote está apto ou não ao uso. Sempre comparando os resultados experimentais com os valores estipulados pela norma técnica e observando se estão dentro dos valores necessários para uso.
O aço é um material largamente usado no Brasil, tanto sendo em armaduras para concreto armado, o que é o principal processo construtivo no Brasil, quanto em estruturas em aço, além de diversos equipamentos de obra e de uso geral que são feitos e precisam do aço cada um com sua especificação diferente. No concreto armado o mais usado é o CA-50, mas também se encontra no mercado o CA-25 e o CA-60. Cada um sendo mais recomendado para um tipo de peça estrutural de acordo com a especificação e detalhamento do engenheiro calculista.
Metodologia
-Terminologia:
Lote : Grupo de barras ou fios que possuem a mesma categoria, diâmetro nominal,
revestimento e configuração geométrica espacial. Deve ser de procedência identificada.
Cada lote pode ter até no máximo 30 toneladas.
Corrida: É um número dado para identificação do aço produzido em uma certa fornada.
Isso permite a rastreabilidade do aço, ou seja, somos capazes de saber com exatidão o histórico desse aço produzido ( quantidade de minérios de ferro, de carbono, data de fabricação). A norma diz que uma corrida identificada precisa de menos ensaios.
Diâmetro Nominal (Φ): diâmetro equivalente a seção transversal
do aço, dada em