relatório lab
SUMÁRIO 1
RESUMO 2
1. OBJETIVO: 3
2.1. Análise Matemática: 3
3. MATERIAIS E MÉTODOS: 6
3.1. Materiais Utilizados: 6
3.2. Procedimento Experimental: 6
4. RESULTADOS: 6
5. DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E CONCLUSÃO 14
6. REFERÊNCIAS 14
RESUMO
Neste experimento, determinou-se o coeficiente de difusividade de sistemas gasosos (éter etílico-ar e álcool etílico-ar) através da Experiência de Stefan, que consiste em preencher tubos finos e transparentes com um líquido volátil e puro até um certo nível e fixá-lo verticalmente, registrando os níveis em períodos de tempo pré-determinados. Obteve-se 0,1653 e 0,0837 cm2/s, respectivamente, para o éter e o álcool. Através de correlações teóricas, com correção de temperatura e pressão (adequando-as as do experimento), encontrou-se os valores teóricos de 0,1614 e 0,1247 cm2/s. O desvio mais acentuando encontrado (etanol – 32,9%) deve-se ao fato das considerações do modelo (Temperatura e pressão constantes) e, principalmente, por imprecisões das medidas experimentais do valor de h. Calculou-se também o valor do fluxo de transferência de massa (NAZ) para cada sistema, obtendo-se 9,67 10-3 e 5,70 10-3 mol/(m2s), respectivamente para a acetona e o éter.
1. OBJETIVO:
Determinar a experimentalmente o coeficiente de difusão (ou difusividade) do Éter Etílico (C3H6O) e do Álcool Etílico (C4H10O) através da experiência de Stefan, e comparar os resultados com correlações de literatura.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA:
A determinação da difusividade de gases é importante no dimensionamento de secadores, em processos metalúrgicos, no estudo de proliferação de toxinas, e nos demais processos que envolvem transferência de massa.
Pela transferência de massa, mede-se a tendência que um componente, numa mistura, migra de uma região de baixa concentração para uma região de alta concentração.
Os processos de transferência de massa podem ser convectivos