Relatório Junior Achievement Marketing
Lucas Góes
“A meta do marketing é conhecer e entender o consumidor tão bem, que o produto ou serviço se molde a ele e se venda sozinho”(Peter Drucker)
1. Metas da área
O setor de marketing e vendas da miniempresa BigBag S.A./E tinha como metas desenvolver uma campanha de divulgação e fomento às vendas eficaz, nas redes sociais, nos colégios e até presencialmente, de modo que todos os produtos produzidos pela mesma obtivessem venda rápida, gerando movimento no capital inicial. 2. Preço de venda, margem de lucro e ponto de equilíbrioNo início das jornadas de produção, o diretor de marketing e vendas, junto ao diretor de finanças, calcularam qual deveria ser o preço dos produtos, para que fosse possível a obtenção de uma margem de lucro entre 100 e 150 por cento, assegurando o sucesso do produto, bem como o da miniempresa. Os preços definidos foram de 12 e 15 reais, para produtos sem e com adornos, respectivamente. Nesta mesma reunião, foi definido o ponto de equilíbrio, que era de 41 Multibags, aproximadamente. Ou seja, deveriam ser produzidos, em media, 3 produtos por jornada, porém, como queríamos lucro, aumentamos esta meta para 16 produtos, assegurando a obtenção do lucro desejado.
3. Estratégias de venda e promoções
Várias medidas foram adotadas como estratégias de venda, para que o cliente pudesse se identificar com a marca e o produto. O primeiro ponto a ser tocado, foi: Qual o nome ideal para a nossa miniempresa? Sabia-se apenas que deveria ser um nome impactante, de fácil memorização e que representasse dignamente a nossa marca, além de claro, ter total ligação com nosso futuro slogan. O nome escolhido foi “BigBag”, que seria conhecida pelo seu “Estouro de vendas” (que veio a ser o nosso slogan), trazendo uma intertextualidade explícita com o Big Bang (Explosão que deu início ao nosso universo). Outro ponto importante foi a escolha das estampas que viriam a compor o nosso produto, foram preferidas aquelas que obtivessem fácil