Relatório Física
Prática 1:
Teoria dos erros
Doscente: Airton Dias
Disciplina: Laboratório de Física Geral I
Priscila Caldas R.A: 557285
Rodrigo Azevedo R.A: 597570
Tuany Almeida R.A: 557048
Outubro/2014
Introdução:
Com o avanço da tecnologia, instrumentos de precisão podem cada vez determinar mais casas decimais nas medidas de instrumentos. Nas industrias, a precisão precisa ser maximizada, para que todas as peças produzidas saiam iguais.
Sobre isso que o experimento abaixo aborda, sobre o grau de precisão de alguns instrumentos( régua, paquímetro e micrômetro) utilizados na industria, e como os utilizamos para medição.
A régua é o mais comum instrumentos de medição, com tamanhos que podem variam entre 8 e 100 cm, ela é subdivida em centímetros, e entre os centímetros, há marcados as frações de milímetros, com menor destaque.
O paquímetro permite medir a distância entre dois pontos em linha reta, ele possui uma escala fixa e uma escala móvel, de 1 e 0,5 mm , respectivamente.
O micrômetro é o mais preciso dos três estudados, com uma precisão de milésimos de milímetros. O micrômetro funciona com um parafuso micrométrico, e pode medir praticamente qualquer tipo de objeto.
Mas mesmo com o instrumento mais preciso que tivermos, nunca será a medida exata do objeto, pois por menor que seja, sempre haverá desvios, e erros podem acontecer por diversas razôes, tais como falhas humanas, diferença de temperatura das medições, interpretação diferente de pessoas, etc.
Objetivo:
A prática realizada tem como objetivo, proporcionar contato dos alunos com os instrumentos de medição, afim de criar condições para que os mesmos possam aprender a fazer as leituras, identificar a precisão dos aparelhos utilizados, ou seja, identificar a sensibilidade das escalas de leitura, praticarem o uso do conceito de algarismos significativos de uma medida, e possam aprender através da aplicação da teoria de erro a