Relatório fisica 1
Relatório Física I
2º GQ
Recife, 2013
Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (M.R.U.V.)
INTRODUÇÃO
A característica fundamental do movimento retilíneo uniformemente variado (M.R.U.V.) é o fato de a aceleração ter um valor constante ao longo de todo o movimento. As equações que descrevem este particular tipo de movimento são:
1.
2.
3. a = valor constante
No entanto, é possível combinar as duas primeiras para obter uma quarta equação que pode ser útil em muitas situações. Esta equação é:
4. ; onde Δx = x - x0
Nos três experimentos realizados e relatados utilizamos esses conceitos como base teórica. No primeiro deles para verificar se a aceleração é de fato constante, no segundo se haverá alteração se variarmos a inclinação do plano e no terceiro para provar a 2ª Lei de Newton.
Experimento 1
Na experiência a ser realizada, a velocidade “v”, a velocidade inicial “” e o deslocamento serão medidos. A aceleração “a” será calculada usando-se dois métodos diferentes para que os valores possam ser comparados.
No primeiro método você utilizará a equação (4) e as grandezas medidas para calcular a aceleração “a”. No segundo método você usará as relações trigonométricas num triângulo retângulo para calcular a componente da aceleração da gravidade g que está ao longo do trilho e que corresponde à aceleração “a” também. No final você irá comparar os dois valores de “a” encontrados.
Material utilizado
- 1 régua
- 1 bola
- 2 sensores ópticos
- 1 sistema de aquisição de dados (cabos, interface e micro)
-1 calha de alumínio
METODOLOGIA:
1. Adicionar uma angulação qualquer na calha;
2. Marcar na calha distâncias de 0m a 1m, variando 0,1m;
3. Fixar um sensor óptico na marcação 0m e o segundo na marcação 0,1m;
4. Lançar a bola (a partir do repouso e próxima ao sensor) três vezes, anotar os tempos e calcular o tempo médio;
5. Repetir a etapa 4 trocando o