Relatório Final de Estágio
Durante este período de estágio, tive a oportunidade de presenciar, orientar e participar ativamente de diversas atividades realizadas com os idosos da Farmácia Popular de Nova Iguaçu e dentre todos os casos que presencie o que me chamou mais atenção o da Srª. D que, desde a minha inserção nesse campo de estágio, apresenta o discurso de que finalizará sua vida em uma casa de acolhimento, pelo fato de ser sozinha (sem marido, filhos ou parentes próximos).
No inicio desse semestre Srª. D nos informou que tinha recebido visita de uma assistente social e de uma psicóloga em sua residência, para avaliar sua ida para casa de acolhimento, segundo relato da usuária as profissionais a orientaram a aguardar mais um pouco para ir para Instituição, porem através de sua insistência conseguiram a vaga.
A Idosa foi se instalar na casa, onde dividiria o quarto com mais uma pessoas, e ao passar alguns meses no local Srª D já não queria mais ficar na Instituição por diversos motivos como: a alimentação que para ela não estava sendo muito boa, a fato de não querer mais dividir o quarto e não poder sair a hora que quisesse.
Porém tinha receio de sair e ficar sozinha de novo em sua casa. “Na verdade meu medo e de adoecer e dar trabalho para quem for ficar comigo, e eu nem quem vai ser” (falas da idosa). Mesmo diante de todas essas circunstâncias, no final do mês de novembro, Srª D veio nos informar que tinha voltado para casa dela, e que agora esta se sentindo melhor do que nunca.
II – EXPRESSÕES DA QUESTÂO SOCIAL
As expressões questão social é o objeto que fundamente a atuação do Serviço Social como profissional sendo este produto de uma relação desigual entre as classes sociais visto que uma detém os meios de produção e outra submete a venda de sua força de trabalho como meio de subsistência.
Baseando-se nesse pensamento podemos destacar a exclusão social como principal expressão da questão social no caso relatado acima. Segundo Silva (2006), a