Relatório estagio tecnico em quimica
O estágio supervisionado foi muito importante, uma vez que pude desenvolver novas habilidades, analisar situações e adquirir novos conhecimentos, principalmente manuseio de equipamentos e aos quais não sabia operar.
A oportunidade de realizar o estágio em uma empresa voltada para o mercado veterinário ampliou minha visão e complementou o meu aprendizado, uma vez que se têm oportunidades de conhecimento de novos fármacos, patologias e novas tecnologias.
Este relatório tem por objetivo descrever as atividades realizadas durante o estágio supervisionado, na área de Tecnologia Farmacêutica no Setor de Metodologia Analítica da empresa Vallée S/A..
Cromatografia líquida de Alta Eficiência (CLAE) A Cromatografia Líquida de Alta Eficiência (CLAE) se desenvolveu muito nos últimos anos, recebendo o nome de cromatografia líquida por que a sua fase móvel é um solvente.
Os componentes de um cromatógrafo líquido são: bomba, coluna cromatográfica, detector e o registrador. É um método utilizado para separação de espécies iônicas ou macromoléculas e compostos termolábeis.
A fase móvel do CLAE deve ser um solvente que respeite algumas características impostas por esse método analítico. A principal característica é que a fase móvel dissolva a amostra sem qualquer interação química entre ambas. Embora existam vários solventes, três deles são mais utilizados: água, metanol e acetonitrila.
A coluna cromatográfica é feita de um material inerte que resiste a todas as pressões em que ela vai ser usada. A capacidade da coluna é determinada pelo comprimento, diâmetro e pelo material de recheio. As colunas geralmente utilizadas são: octadecil (C18), octil (C8,).
A sensibilidade de um detector é determinada a partir da relação entre o sinal produzido e a quantidade de amostra que gera este sinal. A linearidade é a faixa linear do sistema, onde o sinal do detector é diretamente proporcional à concentração do soluto.
Os