Historia da c&a
C&A – uma história de sucesso
Uma ideia realizada.
Hoje em dia, a C&A faz parte da paisagem urbana, na maioria dos países da Europa. Diariamente, cerca de dois milhões de pessoas visitam as nossas filiais. No entanto, muitas dessas pessoas não conhecem a história que está por detrás das duas iniciais C&A. A história começou já no século XVII. Nessa época os antepassados dos antigos fundadores da empresa, Clemens e August Brenninkmeijer( cujas iniciais fazem parte do logotipo da firma), comercializavam têxteis em toda a Europa. Duzentos anos mais tarde, os dois irmãos Clements e August vendiam tecidos principalmente na zona da Alemanha e Países Baixos, seguindo a antiga tradição de familia. Foram eles que, em 1841, na cidade de Sneek, situada na Frísia, fundaram a empresa C&A Brenninkmeijer. Vinte anos mais tarde, abriram também na Alemanha a primeira filial da C&A. Este foi o início de uma história de sucesso que dura até aos dias de hoje.
Da Vestfália para a Europa
Em Mettingen foi onde tudo começou.
O dois fundadores tinham um plano de negócio muito simples e ao mesmo tempo revolucionário para aqueles tempos: oferta de vestuário de boa qualidade a preços razoáveis, introdução de tamanhos padrão, assim como possibilidade de troca, orientada para o cliente. Desta forma definiram o benchmark no negócio do comércio retalhista da moda. As boas ideias impõem-se. E foi assim que o número de filiais cresceu continuamente nos Países Baixos. Obviamente os herdeiros da Clemens & August expandiram de igual forma o modelo de sucesso além das fronteiras holandesas.
Em 1911 a empresa familiar abriu o primeiro estabelecimento em Berlim, na Alemanha. Mais tarde, seguiu-se a abertura de estabelecimentos em Inglaterra. A Segunda Guerra Mundial travou os planos de expansão. No entanto, no início dos anos sessenta a expansão prosseguiu, com a