Relatório DRX
CENTRO
DEPARTAMENTO
CURSO
Aluno
Matricula
Estudo sobre DRX
Data,
Cidade, Estado
1. Introdução
Ao longo do século passado, inúmeras foram as descobertas realizadas no campo da ciência dos materiais e, se tratando das existentes no campo da cristalografia, varias delas não seriam possíveis se não fosse pelo advento do Difratômetro de Raios X (DRX). Este instrumento permitiu a identificação precisa das estruturas cristalinas em compostos, sejam eles orgânicos ou inorgânicos, permitindo extensos estudos das mesmas e de suas propriedades.
Ocorre, porém, que o uso do DRX não se limita apenas à área da pesquisa científica, sendo também importante na indústria para a verificação da qualidade de determinado material através do seu padrão cristalino ou na identificação de minerais, de forma que sua aplicação define a rentabilidade daquela determinada operação de extração.
Dessa forma, a compreensão do funcionamento desse método de análise se torna algo indispensável para qualquer estudante dos cursos de engenharia, pois independente de qual a área de estudo, o engenheiro lida com cristais e deve, no mínimo, entender como funciona o processo de identificação de estruturas cristalinas através de DRX para, no exercício de sua profissão, realizar as escolhas de materiais mais adequadas para a realização de uma determinada função.
2. Objetivos
O objetivo deste relatório é estudar o funcionamento de um aparelho de Difratometria de Raios X, expondo algumas informações sobre a técnica por trás do seu uso e a sua contribuição para a ciência com base no que foi apresentado em sala de aula e demonstrado em laboratório no ultimo dia 21 de março de 2013. Dessa forma é possível entender melhor como funciona esse instrumento de análise tão importante na ciência atual no descobrimento e análise de novas substancias cristalinas.
3. Fundamentação Teórica
O princípio de funcionamento do DRX é a