RELATÓRIO DO CADERNO 5
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
RELATÓRIO
Professor(a) Orientador(a): Aldiciane Pazinato, Daniela Brasil,Eliana Barboza Marques, Franciele Mioransa de Melo, Gislene Garcia e Simoni Bueno de Mello.
Professor(a) Coordenador(a):Lídia Kerber
Município:Passo Fundo
GT/FORMADORA: 03/ Anemari Lopes e Rejane Cavalheiro
Unidade Trabalhada: CADERNO 5- GEOMETRIA
Dias da formação: 04/08, 11/08, 18/08, 25/08.
Carga horária atingida: 16 horas presenciais
Aos quatro dias do mês de agosto demos início ao Caderno de Formação 5, que trata da Geometria. Realizamos uma breve conversa sobre a importância de fazer com que as crianças possam: “construir noções de localização e movimentação no espaço físico para a orientação espacial nas diferentes situações do cotidiano”. Passamos então para outro grande objetivo do caderno que consiste em auxiliar a criança a “reconhecer formas geométricas tridimensionais no ambiente”.
Após o debate sobre o assunto iniciamos o estudo das formas geométricas planas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo). Lembramos que o objetivo do ensino de geometria na alfabetização é fazer com que os alunos observem, identifiquem e explorem conceitos e propriedades geométricas. Construímos e estudamos com as alfabetizadoras as características de cada uma das figuras, para isso utilizamos régua, compasso e transferidor. Onde elas relataram ser importante parar para discutir e pensar sobre essas características e também ter a oportunidade de utilizar esses materiais, pouco utilizados na sala de aula.
Após trabalharmos com a construção das formas geométricas a partir do círculo com dobraduras, as alfabetizadoras demonstraram dificuldades em executar a tarefa utilizando a régua, compasso e até mesmo tesoura.
Após a discussão dos slides sobre leitura de mundo, distinção entre “uso social” e “construção de conceitos”, oportunizamos as