Relatório Dispersão da Luz e Observação da passagem de luz através de fendas estreitas
Observação da passagem de luz através de fendas estreitas
Física Experimental IV – Engenharia de Controle e Automação - ECA
Instituto Federal Fluminense – IFF Macaé
Resumo. O primeiro experimento sobre óptica teve como objetivo observar a refração da luz ao passar por um prisma transparente com superfícies retas e polidas . Ao passar pela fenda e colidir com o prisma pudemos observar a divisão da luz em seu espectro de cores no anteparo localizado na outra câmara escura. No segundo experimento a intenção era descrever o comportamento da luz ao passar por abertura de diferentes larguras. Ao observarmos a luz através das fendas notamos o fenômeno de difração da luz.
Palavras chave: Luz, Ótica, Difração.
_______________________________________________________________________________________
1. Introdução
2. Procedimento Experimental
Foram duas as atividades experimentais no dia. O professor explicou que realizaríamos o procedimento de um e logo após realizaríamos o procedimento de outro. No primeiro experimento sobre óptica foram utilizados uma fonte de luz dentro de uma câmara escura com uma estreita fenda, o prisma e o anteparo localizado dentro de outra câmara escura. No segundo experimento foram utilizadas uma fonte luz linear e dois cartões com diferentes espessuras de fendas. De início, posicionamos o prisma em uma plataforma, de maneira que fique na frente da fonte de luz, como mostra figura 1.
Figura 1: Esquema do experimento.
Depois de posicionar o prisma, ligamos a fonte de luz e ajustamos a posição do mesmo para que o espectro de luz observado tivesse a imagem mais nítida possível.
Observamos a plataforma para verificar se a luz estava refratando duas vezes no prisma e giramos lentamente a fonte em torno do eixo vertical até que a luz refratada pelo prisma aparecesse no anteparo.
No segundo experimento utilizamos os cartões, um com espessura de fenda bem pequena (menor que 1mm) e um outro com uma