Relatório densidade de um líquido.
Autores: ______________________________________________________________ ______________________________________________________________ _______________________________________________________________
Introdução
Quando mergulhamos um corpo qualquer em um líquido, verificamos que este exerce, sobre o corpo uma força de sustentação, isto é uma força dirigida para cima, que tende a impedir que o corpo afunde no líquido. Esta força vertical, dirigida para cima, é denominada empuxo do líquido sobre o corpo submerso.
Consideramos, então, um corpo mergulhado em um líquido qualquer. Desta forma, o líquido exercerá forças de pressão em toda a superfície do corpo em contato com este líquido. Como a pressão aumenta com a profundidade, as forças exercidas pelo líquido, na parte inferior do corpo, são maiores do que as forças exercidas na parte superior. A resultante destas forças, portanto, deverá ser dirigida para cima. É esta resultante que representa o empuxo que atua no corpo, tendendo a impedir que ele afunde no líquido.
No século III A.C., Arquimedes realizou experiências para o cálculo do empuxo. O resultado dessas experiências é conhecido como Princípio de Arquimedes. Que diz o seguinte:
“Um corpo total o parcialmente mergulhado em um líquido recebe uma força vertical, pra cima (empuxo), cujo o módulo é igual ao peso do líquido deslocado.”
Desta forma o empuxo pode ser quantizado da seguinte forma:
E=ML x g, onde ML é a massa do líquido deslocado e g a aceleração da gravidade no local. Como, ML= VL x ρL, temos que o empuxo poder ser dado por : E= VL x ρLx g, onde ρL é a densidade do líquido e VL é o volume do líquido deslocado.
Desta forma se um objeto for pendurado em um dinamômetro é em seguida for mergulhado em um líquido qualquer, o valor indicado no dinamômetro será o valor do peso aparente do objeto. Seguindo a seguinte equação:
P’= P - VL x ρLx g , onde P é o peso do objeto e P’ é o peso