Relatório decomposição de forças
Força é qualquer ação ou influência capaz de modificar o estado de movimento ou de repouso de um corpo (ou de uma situação dada), como também imprimir-lhe uma aceleração modificando sua velocidade.
A força é definida na mecânica como sendo o produto da massa pela aceleração de um corpo ou sistema.
(F ) ⃗ = m.a ⃗ (1)
Os aparelhos usados para medir a intensidade da força são chamados dinamômetros. A intensidade da força pode ser medida em quilograma-força ou em Newton. O quilograma-força (kgf) mede a intensidade da força de gravidade que atua em 1 kg de massa do corpo em determinadas condições: a 45° de latitude e ao nível do mar. Na prática, 1 kgf é igual ao peso de um litro de água. O Newton (N) é a unidade de força do Sistema Internacional de Unidades. A relação entre quilograma-força e Newton é: 1kgf = 9.8 N. Força peso A força peso é o resultado da atração gravitacional exercida pela Terra não somente sobre os objetos localizados próximo à sua superfície, mas atuando também a distâncias relativamente longas.
Trata-se do exemplo mais simples de forças de ação à distância. O fato de os objetos caírem sobre a superfície terrestre é a consequência mais perceptível da força peso. Em geral, escreve-se a força peso sob a forma:
P ⃗ = mg ⃗ (2)
Onde: m é massa e g é a aceleração da gravidade. Se sobre um corpo, ou sistema, são aplicadas n forças, podemos obter a força resultante sobre o sistema. Considerando que forças são grandezas vetoriais, a força resultante.
(FR) ⃗ = ∑F ⃗ (3)
Objetivo
Através da atividade realizada em um painel de forças, seremos capazes de identificar e determinar a equilibrante de um sistema de duas forças colineares ou não-colineares e calcular a resultante de duas forças.
.
Material utilizado
Painel de Forças CIDEPE®, Dinamômetro, Anilhas com diferentes massas, balança semi-analítica, transferidor, calculadora.