Relatório de uma obra
Chegamos no local da obra as 7:30 o professor chegou as 9:30 A obra encontra-se na fase intermedia da construção (descofragem) e levantamento das alvenarias do 2º piso, fizemos algumas perguntas aos mestres, carregamos alguns baldes de areia e brita.
A visita da obra terminou as 11:30 e voltamos pra escola.
Depois de uma semana voltamos lá no dia 04/07/2014.
Chegamos cedo, sem o prof começamos o trabalho, cortamos os varões para fazer a armadura de vigas.
Pilar
Um pilar é um elemento estrutural vertical usado normalmente para receber os esforços diagonais de uma edificação e transferi-los para outros elementos, como as fundações. Costuma estar associado ao sistema laje-viga-pilar.
Existem vários tipos de cálculos para a determinação da armadura necessária para armar um pilar. Tais métodos foram desenvolvidos antes da popularização da informática, onde a estimativa para o dimensionamento eram feitos por métodos de aproximação.
Encontramos algumas falhas nos pilares e eles estavam a ser derrubados por estarem mal posicionados. Os mesmos estão marcados com um circulo na figura abaixo.
Cofragem
Cofragem é um elemento construtivo utilizado para que materiais como o betão armado adquiram a forma desejada em uma determinada estrutura ou construção.
Normalmente é constituída por painéis de madeira ou metal, embora também existam em materiais plásticos, como é o exemplos das formas em poliestireno expandido, vulgo esferovite, ou polietileno para zonas ocas.
A cofragem é utilizada desde o tempo dos romanos.
Os contraplacado para cofragens de vigas são constituídos por chapas ou folhas de madeira sempre impares intimamente ligadas entre si por meio de uma colagem especial e dispostas de modo que as fibras de cada folha fiquem perpendiculares ou cruzadas em relação as folhas inferiores.
O distanciamento entre os estribos varia ou depende dos