Gregor Mendel
Uma reação química é uma transformação da matéria na qual ocorrem mudanças qualitativas na composição química de uma ou mais substâncias reagentes, resultando em um ou mais produtos. Envolve mudanças relacionadas à mudança nas conectividades entre os átomos ou íons, na geometria das moléculas das espécies reagentes ou ainda na interconversão entre dois tipos de isômeros.
Resumidamente, pode-se afirmar que uma reação química é uma transformação da matéria em que pelo menos uma ligação química é criada ou desfeita.
O que é necessário pra que haja uma reação química:
Afinidade química: é a tendência natural que certas substâncias têm de reagir com outras. É o que acontece entre ácidos e bases, metais e não-metais, oxidantes e redutores, etc.
Contato entre as moléculas dos reagentes: é necessário que as moléculas se choquem (choque efetivo) para reagirem, e esse choque deve ter uma direção correta e uma energia mínima (energia de ativação). Durante a colisão há a formação de um complexo ativado (composto mais energético da reação), que é um composto intermediário e altamente instável.
O que é necessário para que haja Reação Química?
Para haver uma reação química entre moléculas reativas, é necessário que. I. – haja colisão entre as moléculas. II. – haja a presença de um catalisador.
Curiosidades
Uma reação química ocorre quando certas substâncias se transformam em outras. Para que isso possa acontecer, as ligações entre átomos e moléculas devem ser rompidas e devem ser restabelecidas de outra maneira.
Como estas ligações podem ser muito fortes, energia, geralmente na forma de calor, é necessária para iniciar a reação. As novas substâncias possuem propriedades diferentes das substâncias originais (reagentes).
Como a ocorrência de uma reação química é indicada pelo aparecimento de novas substâncias (ou pelo menos uma) diferentes das que existiam antes, quando as substâncias reagem, às vezes ocorrem fatos bastante visíveis