Relatório de Termodinâmica - Vela que gira.
TERMODINÂMICA APLICADA
4º EXPERIMENTO: VELA QUE REACENDE
1 – OBJETIVO
Demonstrar através deste experimento o princípio da condução de calor. Numa análise mais técnica podemos entender sobre a Entalpia de Combustão.
Explicar sobre a queima total dos combustíveis – queima total e parcial...
2 – PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Material – 1 vela; 1 isqueiro.
Procedimento – Primeiramente, escolha um local onde há pouca movimentação de ar, para que a fumaça da vela, quando ela é apagada, suba linearmente na posição vertical. Após escolhido o local, fixe a vela numa base. Acenda a vela numa primeira vez (Fig.1). Espere um tempo até que a combustão do pavio esteja estabilizada. Após estabilizar a chama no pavio, assopre num movimento rápido de modo que a vela se apague e a fumaça não se espalhe. Após apagar a chama, posicione o isqueiro aceso a uma posição logo acima da vela (Fig.2), a uns 5cm mais ou menos, de modo que a chama do isqueiro entre em contato com a fumaça da vela e conduza a chama até o pavio (Fig.3 e Fig.4).
Ilustração:
Fig.1 Fig.2 Fig.3 Fig.4
3 – RESULTADO
A chama do isqueiro será conduzida pela fumaça da vela até que a vela se acenda novamente.
4 – ANÁLISE DOS RESULTADOS
Quando a vela é apagada após uma queima inicial em seu pavio, a fumaça que sobe ainda contém gás combustível, resultado da queima incompleta do pavio e da cera da vela. Essa fumaça, com vestígios de combustível, quando recebe uma fonte de calor entra em combustão, conduzindo a chama até o pavio, através do princípio da condução de calor. Também podemos entender no experimento sobre a Entalpia de Combustão, que é a variação da energia liberada sob a forma de calor através da queima do pavio e da cera da vela, quando estes estão em condições normais de temperatura e pressão (25°C e 1 atm). 5 –