Relatório de saúde coletiva
Este relatório descreve as atividades que foram realizadas durante o estágio de Saúde Coletiva no Centro de Saúde do Aeroporto Velho, durante o período de 05/06/12 a 29/06/12. Dentre as atividades realizadas têm-se: Coletas de PCCU, atendimento dos programas da Estratégia da Saúde da Família-ESF incluindo o Pré-Natal, Crescimento de desenvolvimento-CD e a visita domiciliar, realização de teste rápido para identificação de soropositivo e atividades relacionadas à vacina. Todas estas estão descritas no decorrer deste relatório, demonstrando a importância de uma assistência de qualidade na atenção básica de saúde, necessária para a qualidade de vida da população.
2 OBJETIVO
O relatório em questão tem como objetivos:
2.1 Geral
Colocar em prática o conhecimento teórico e prestar assistência aos que procuram e necessitam da atenção básica de saúde.
2.2 Específico
- Desenvolver evoluções de enfermagem de acordo com cada atendimento.
- Gerenciar a equipe de enfermagem no Centro de Saúde.
- Orientar a mulher quando a realização e a importância da coleta de PCCU, consequentemente, do retorno para recebimento do resultado final.
- Identificar e relacionar os sinais e reflexos infantis encaixando-os no programa CD.
- Orientar gestante quanto ao parto e aleitamento materno exclusivo.
- Realizar vacina de acordo com as técnicas assépticas e de administração.
3 REFERÊNCIAL TEÓRICO
O Programa Saúde da Família se consolidou como estratégia prioritária para a reorganização da Atenção Básica no Brasil, sendo assim o governo emitiu a Portaria n° 648, de 28 de março de 2006, onde ficava estabelecido que o Programa Saúde da Família seria a estratégia prioritária para organizar a Atenção Básica e tem como um dos seus fundamentos possibilitar o acesso universal e contínuo a serviços de saúde de qualidade, reafirmando os princípios básicos do SUS (FIGUEREDO, 2005).
A Estratégia Saúde da Família com relação à mulher atua