Relatório de química
A destilação fracionada é usada na separação de misturas homogêneas quando os componentes da mistura são líquidos, é baseada nos diferentes pontos de ebulição dos componentes da mistura. Por aquecimento, os líquidos vaporizam-se e a seguir condensam-se, à medida que vão sendo atingidos seus pontos de ebulição.
Os processos de fermentação já eram utilizados pelos homens há cerca de dez mil anos. As bebidas alcoólicas são diferenciadas por suas propriedades, como as matérias primas e diferentes teores alcoólicos, mas todas elas têm uma origem básica comum, ou seja, todas derivam de um processo bioquímico denominado fermentação alcoólica. A fermentação alcoólica é um tipo de reação química realizada pela ação de microrganismos (leveduras) sobre os açúcares, produzindo etanol e gás carbônico. No experimento demonstrado, o processo de fermentação alcoólica, é a base para a produção de bebidas diversas, embora a produção industrial exija tecnologia mais elaborada. De acordo com a tabela, o ponto de ebulição do etanol é 78,32°.
Objetivo
Obter álcool a partir da fermentação da sacarose
Material e Métodos
* Equipamentos e vidraria:
* Termômetro * Condensador * Coluna de vigreux * Pérolas de vidro * Balão de fundo redondo
* Reagentes * Açúcar * Água * Fermento biológico.
Primeiramente foram adicionados os reagentes ao balão de fundo redondo e também algumas pedras de porcelana. O balão foi ligado a uma coluna de destilação e ao condensador, um becker foi colocado para captar o material colhido. Assim o sistema de destilação fracionada foi montado.
Resultados
A mistura ao atingir a temperatura de 75°C à 95°C , começou a ser coletada no Becker.
Discussão
A ebulição ocorreu dentro do valor indicado na tabela.
Conclusão
A proximidade da temperatura tabelada e a temperatura obtida experimentalmente indica que o procedimento ocorreu de forma