Relatório de Química
Etanol: HCl + C2H6O → HCl + C3H8O (propan-2-ol) HCl + C4H10O (butan-2-ol) HCl + C4H10O (2-metil)
ESCOLA DJALMA PESSOA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
RELATÓRIO
TURMA: 3º H ALUNOS:
Amanda Oliveira
Aniole Lopes
Anna Luiza Bastos
Clara Costa Barreto
David Alisson
Julho – 2014
Salvador-BA QUESTIONÁRIO De acordo com o teste de identificação para grupo funcional de álcoois identifique as amostras desconhecidas (A, B, C e D) fornecidas pelo instrutor, supondo serem elas: etanol, propan-2-ol, butan-2-ol e terc-butanol. Em substância mais simples para a mais complexa, temos: B: Etanol, C2H6O/C2H5OH, A: Propan-2-ol, C3H8O, D: Butan-2-ol, C4H10O e C: Terc-Butanol, C4H10O. .
Após fazer a correspondência entre as amostras (A, B, C e D) e as duas substâncias, (etanol, butan-2-ol, propan-2-ol e terc-butanol), descreva as possíveis reações.
Etanol:
Qual a ordem de reatividade dos álcoois (etanol, butan-2-ol, propan-2-ol e terc-butanol) para os haletos de hidrogênio. Em ordem crescente, a partir do experimento realizado, pode-se perceber que os álcoois são classificados em Primários, Secundários e Terciários a partir da velocidade de sua reação. No tubo primário, o etanol, não houve reação, por conta da cadeia, ou nuvem eletrônica ser menor e ser mais difícil a separação da hidroxila. .
Depois dele, vêm os secundários, nos quais ocorre a reação, mas lentamente. É encontrado nas substâncias D(Butan-2-ol) e A (Propan-2-ol). Finalmente, vem à substância terciária, no qual a reação é imediata. Representada pelo tubo C (Terc-Butanol) nele, com uma nuvem eletrônica ou cadeia maior, a separação da hidroxila é mais fácil.
Salvador - BA