Relatório de Química
Barbara Gabriella Gonçalves Silva - Enfermagem;
Cássia Vieira Cintra - Biologia;
Flavia Raquel Lima de Souza - Enfermagem;
Nayara Lima de Oliveira - Biologia;
Sinato Rezende Medonha - Biologia.
Trindade, 15 de Outubro de 2013.
FUG – Faculdade União de Goyazes
Relatório da Atividade Laboratorial
Datas: 10/09/2013 - 15/10/2013
Relatório n° 01
Grupo n° 01
Disciplina: Química Geral
Prof. Ms. Márcio Evangelista
Período: 1°/Noturno
Acadêmicos: Barbara Gabriella Gonçalves Silva - Enfermagem; Cássia Vieira Cintra - Biologia; Flavia Raquel Lima de Souza - Enfermagem; Nayara Lima de Oliveira - Biologia; Sinato Rezende Mendanha - Biologia.
PREPARAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE SOLUÇÃO NAOH 0,1 MOL/L
Trindade
2013
1.0. Introdução
A solubilidade de uma substância num determinado solvente é controlada principalmente pela natureza do próprio solvente e do soluto, mas também pela temperatura e pressão. Uma solução é formada quando uma mistura homogênea de duas ou mais substâncias formam uma única fase. O componente presente em maior quantidade é chamado solvente e os outros componentes são denominados solutos.
As propriedades das soluções, por exemplo, a cor ou o sabor depende de sua concentração. Em química, a quantidade de soluto dissolvido numa unidade de volume ou de massa da solução ou do solvente se denomina concentração. A concentração é expressa, comumente, em mol do soluto por litro da solução; esta concentração é a molaridade da solução.
Neste experimento procedemos ao preparo e padronização de uma solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,1 N. A padronização foi feita por titulação* com uma solução padrão de biftalato de potássio (C8H5KO4) * utilizando como indicador a fenolftaleína.
*Titulação é o processo de adição de