Relatório de Parasitologia ( FEZES)
A maioria dos diagnósticos de doenças parasitárias é feita através de exames de fezes(REY, 2002; LIMAet al ., 2001; MOURAet al ., 2006). O exame de fezes é indicado para verificar presença de parasitas no organismo, sangramento gastrointestinal, problemas no fígado e deficiência na absorção de vitaminas pelo organismo. O exame de fezes pode ser solicitado pelo médico para avaliar as funções digestivas, quantidade de gordura nas fezes ou ovos de parasitas.
O exame parasitológico das fezes(EPF) tem como objetivo diagnosticar os parasitos intestinais, por meio da pesquisa dasdiferentesformas parasitárias que são eliminadas nas excreções fecais .
Esse procedimento ocorre através de dois tipos iniciais de exames: o exame macroscópico que deve sempre anteceder o exame microscópico, nesse é analisado o material fecal que varia quanto a sua consistência, e geralmente é classificado em fezes formadas, semi-formadas, pastosas ou líquidas diarreicas. Também permite a verificação do odor, da presença de elementos anormais, como muco ou sangue, e de vermes adultos ou partes deles. O exame microscópico permite a visualização dos ovos ou larvas, cistos, trofozoítos ou cistos de protozoários. Pode ser quantitativo ou qualitativo. Os métodos quantitativos são aqueles nos quais se faz a contagem dos ovos nas fezes, permitindo, assim, avaliar a intensidade do parasitismo. Os métodos qualitativos são os mais utilizados, demonstrando a presença das formas parasitárias, sem, entretanto, quantificá-las.
Tipos de exame de fezes
Alguns tipos de exame de fezes são:
Exame de fezes parasitológico: Serve para pesquisa de parasitas e protozoários. Neste caso o paciente não poderá usar laxantes ou supositório antes de colher as fezes. E o recipiente com o material deve ser mantido na geladeira;
Exames de fezes Coprocultura: As fezes devem ser colocadas num recipiente adequado e enviada ao laboratório em até 24 horas, o paciente não deve fazer uso de laxante e recipiente