relatório de paquímetro
Nome: Adson Alves Andrade
Curso: Física experimental para engenharia /Engenharia Elétrica
Matrícula: ----------
Turma: ---------
Objetivo:
Conhecimento do paquímetro e familiarização com o seu uso.
Material utilizado:
Paquímetro
Arruela
Cilindro oco
Peça com furo cego
Régua
Introdução teórica: Desde muito cedo na história da humanidade houve a necessidade de comparar comprimentos, ou melhor, de medir determinado comprimento com base em outro. E isto, eventualmente resultou na construção de diversos tipos de instrumentos e meios, aos quais permitiu ao homem desprender-se dos simples conceitos de grande e pequeno; largo e fino. Quando a mediação tem proporções grandiosas, pequenos erros na casa de centímetros e milímetros podem ser descartados, porém quando necessitamos de uma boa precisão esses valores podem resultar em grandes desvios do objetivo desejado.
O paquímetro é um instrumento de medida de precisão utilizado em oficinas e laboratórios. Através de se formato é possível medir comprimentos, diâmetros e profundidades.
O corpo do equipamento é dotado de uma régua graduada em milímetros, na parte inferior, e polegadas na superior; facilitando a conversão dessas duas medidas. O equipamento Possui um par de mandíbulas para medidas externas e um par de orelhas para medidas internas, ambas com uma peça fixa e outra móvel. O cursor encontra-se ao longo da régua e é nele que estão as peças móveis e duas pequenas réguas chamadas de nônio ou vernier. Interligado ao cursor também está a haste utilizada na medida de profundidade.
A imagem detalha as partes do paquímetro.
O nônio determina o grau de precisão do paquímetro, através dele podemos fazer medidas de frações de milímetros quem podem variar entre 1/10 de milímetro até 1/100 de milímetro dependendo da precisão do próprio.
A medida é feita deslizando o cursor até que o elemento a ser medido esteja devidamente