Relatório de observação
O Maternal III é composto por dez crianças, na faixa etária de três anos, sendo quatro meninas e seis meninos.
A sala de aula é toda enfeitada e colorida, com vários cartazes nas paredes contendo combinados e regras de boa convivência para as crianças. As mesas e as cadeiras são compatíveis ao tamanho dos alunos, tendo o nome de cada criança nas suas respectivas cadeiras.
No primeiro dia, com a nossa presença, as crianças ficaram surpresas, desconfiadas e nos olhavam o tempo todo, devido ao fato de não estarem acostumadas com pessoas estranhas em seu ambiente. Depois ficaram eufóricas e agitadas, uns se jogavam no chão, outros gritavam e corriam na tentativa de chamar a nossa atenção. A professora teve bastante dificuldade em acalmá-las e estabelecer a ordem.
Na turma, existe um aluno, que chamaremos de JP, que é portador de síndrome de down. Ele é uma criança ativa e carinhosa, porém tem dificuldade de acompanhar o resto da turma, tanto é que ele freqüentava o primeiro período, que é uma fase à frente, mas teve que retornar ao Maternal III. Os alunos não o têm como “diferente”.
Existe um aluno, que é hiperativo, M de três anos. Ele é uma criança agitada e agressiva com a professora, com ele mesmo e com os colegas, não consegue ficar quieto, quer correr, sair da sala e não se foca nas atividades propostas pela professora. A professora nos relatou que M faz uso de medicamentos para controlar a hiperatividade e devido ao uso do medicamento, ele fica distante e não consegue se expressar, ela prefere quando ele não está medicado, pois assim ela pode