Relatório de microscopia óptica
A observação de estruturas biológicas é dificultada pelo fato das células serem muito pequenas e transparentes, indiscrimináveis pelo olho humano, cujo poder de resolução limita-se a distinção de dois pontos separados por mais de 0,1 mm (100µm). O desenvolvimento da microscopia permitiu ampliar as variações no comprimento de onda e na intensidade da luz visualizados pelo homem, proporcionando assim, grande desenvolvimento na área de Citologia.
A invenção do microscópio é estimada por volta do ano de 1590 por Hans Janssen e seu filho Zacharias, dois holandeses fabricantes de óculos. Porém o primeiro a fazer observações microscópicas de materiais biológicos foi o neerlandês Antonie van Leeuwenhoek. Com frequência, atribui-se também a Robert Hooke a invenção do microscópio composto, que consiste de lentes múltiplas (geralmente três - uma ocular, uma lente de campo e uma objectiva).
II. OBJETIVO
Tomar conhecimento das técnicas básicas de manuseio de um microscópio óptico, assim como os princípios de seu funcionamento e dos nomes de seus componentes.
III. MATERIAIS
Microscópio óptico Binocular (Olympus CH-2); Lâmina; Lamínula; Água; Papel com letra B impressa; Pipeta
IV. RESULTADOS
A seguir apresentam-se as respostas e resultados das questões do roteiro de aula prática.
1- Indique nos esquemas das figuras dos microscópios as seguintes partes:
a) Base, suporte ou pé: Serve de apoio para o restante do microscópio e suas peças. b) Braço, coluna ou estativa: Liga a base à parte superior do equipamento, também utilizado para transportar o equipamento. c) Tubo binocular ou canhão: Suporta a lente ocular na parte superior. d) Revolver ou porta-objetiva giratória: Peça localizada abaixo do canhão e que suporta as lentes objetivas. Possui movimento de rotação para selecionar a lente objetiva desejada. e) Platina: Peça de metal onde se fixa a lâmina a ser observada, possui um orifício central por