Relatório de mecflu empuxo
691 palavras
3 páginas
Eng ª Civil, Turma 5B3Empuxo
Relatório do Experimento realizado na disciplina
Fenômenos de Transportes
Professor: Augusto Cesar de Brito Geroldo
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO
DIRETORIA DE EXATAS
São Paulo
05 de abril de 2012
Resumo
Este experimento nos mostrará como determinar a constante elástica de uma mola helicoidal, determinar experimentalmente a força de empuxo exercido sobre um corpo totalmente submerso em água.
Sumário
Sumário
Resumo 2 Sumário 3 Introdução 4 Procedimento Experimentais e Dados da Analise 5 - Materiais Utilizados 5 Determinação do Empuxo 8 Calculo do empuxo: 8 Resultado e Conclusão 9 Referências Bibliográficas 10
Introdução
Neste experimento iremos utilizar equipamentos que irá nos permitir medir o comprimento de uma mola helicoidal com e sem massas, com isto podermos calcular a constante elástica da mola, com os mesmos equipamentos, iremos conhecer e calcular a força do Empuxo.
Procedimento Experimentais e Dados da Analise
- Materiais Utilizados
a) Suporte universal;
b) Régua milimetrada;
c) Haste metálica;
d) Mola helicoidal;
e) Porta massas e corpos de massas desconhecidas;
f) Corpo de prova;
g) Balança analítica digital;
h) Becker;
i) Volume de água.
Suspender a mola no suporte universal, e com a régua milimetrada, medir e anotar seu comprimento inicial (y0).
Pesar as massas a ser utilizadas com o auxilio da balança analítica digital.
Utilizar o porta massas para acrescentar , sucessivamente, massas diferentes e medir as respectivas deformações da mola, um total de três massas será utilizado, preencher a Tabela 1. Após determinar os valores de m1, m2 e m3, determinar as intensidades das forças aplicadas, bem como as deformações da mola, completando a Tabela 2, utilizando a gravidade de São Paulo, que é g=9,79m/s². Os coeficientes linear angular de uma reta tipo y=a.x+b devem ser calculados pelo Método dos Mínimos Quadrados (MMQ), pelas seguintes formulas: