Relatório de Física II - Impuxo
Juliana Arteiro Magalhães de Moraes
Codigo CCE0478 turma 3095
Engenharia Elétrica
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 201101468386 julianamoraes17@gmail.com Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II
RESUMO Temos como principal objetivo verificar experimentalmente o volume de um corpo totalmente imerço em um líquido e o volume deslocado do líquido.
1. INTRODUÇÃO
Em física, empuxo é uma força de reação descritiva quantitativamente pelas segundas e terceiras leis de Newton. Quando um sistema expele ou acelera massa em uma direção, a massa acelerada vai causar uma força de igual magnitude mas em sentido oposto. Todo corpo sólido mergulhado em um fluido recebe deste uma força vertical de baixo para cima, denominada empuxo. O módulo do empuxo é igual ao peso do fluido deslocado.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Imagine que você mergulhe na praia e fique ali inerte por alguns instantes. Terá a estranha sensação de estar flutuando, ou de estar mais leve. Tal fato ocorre devido à ação de uma força vertical dirigida para cima, essa força é denominada empuxo. Isto ocorre pois todo corpo mergulhado em um fluido sofre a ação de uma força vertical para cima, igual ao peso do fluido deslocado, então a impressão que temos do nosso corpo estar mais leve é chamada de peso aparente, que resulta da subtração do peso real menos o empuxo, conforme mostrado na figura 1.
figura 1 O empuxo é representado pelo símbolo e sua unidade no sistema internacional é (N) Newton. Segundo o principio de Arquimedes “todo o corpo imerso em um fluido em equilíbrio, dentro de um campo gravitacional, fica sob a ação de uma força vertical, com sentido oposto à este campo, aplicada pelo fluido, cuja intensidade é igual a intensidade do Peso do fluido que é ocupado pelo corpo.” Este princípio é representado matematicamente da seguinte forma:
Onde:
=Empuxo