Relatório de filme
Segurança do Trabalho II
Professor: Wellington Parreiras
Disciplina: Meio Ambiente
Relatório dos Filmes
Lixo Extraordinário e Home
Sarzedo
2013
Lixo Extraordinário
O filme relata a vida difícil de pessoas que vivem em um lixão, que dependem dele para sua sobrevivência. Além disso, o filme mostra problemas ambientais do lixo e social das condições de trabalho dos catadores. Os problemas em que se encontram por falta de incentivo do Governo em apoiar mais essas pessoas, onde estão em busca de melhores condições de vida e ajudando o ambiente na diminuição de resíduos produzidos pela população sem qualquer tratamento para melhor reaproveitamento.
E assim por falta de condições centenas de pessoas são forçadas a viver no lixo para retirar dele alguma renda, ou mesmo algo para se alimentar ou alimentar suas famílias, sendo obrigadas a revolver o lixo como animais, se alimentando em meio ao lixo, ao mau cheiro e a urubus, mostrando homens e mulheres que têm forjado no seu íntimo um instinto de sobrevivência, e que todos os dias essas pessoas enfrentam dezenas de dificuldades, optado a serem catadoras a se entregar ao tráfico de drogas, ao crime e a prostituição.
O lixo é sim uma fonte de renda para muitas famílias, mas o Estado pode e deve dar condições para essas pessoas trabalharem com dignidade e com segurança. O Catador é um sujeito que, tira do lixo o seu sustento. Seja através da prática da coleta seletiva junto a alguns parceiros que doam o seu lixo ou, caçando recicláveis pelas ruas e lixões, sacando os recicláveis do lixo misturado que algumas pessoas não tiveram a mínima decência de separar e colocou no mesmo saco o que pode e o que não pode ser reaproveitado.
É um serviço a população já que esses materiais coletados pelos catadores vão evitar o consumo de matéria prima virgem – recursos naturais esgotáveis – além da economia com coleta e disposição final.
Home
O filme nos