RELATÓRIO DE ESTÁGIO
CURSO BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
PROFª. BERENICE GOMES
JULIANA VIANA DE SOUZA
LAYANE DE SOUSA CARVALHO
LIDIANE LEITE NOBRE
LINDELMA PEREIRA DOS SANTOS
MARCOS JACKSOLANE DA SILVA
RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA
CAJAZEIRAS - PB
2013
1. INTRODUÇÃO
A UTI é um ambiente que contém equipamentos de alta complexidade e exige monitorização contínua. Esse cenário surgiu desde a época de Florence Nightingale na guerra da Criméia, onde ela separava os doentes mais graves para prestar maiores cuidados para com eles.
Os três pilares da UTI são: monitorização contínua, observação contínua e ventilação mecânica. O enfermeiro da unidade de terapia intensiva deve ser um profissional capacitado, ter conhecimento técnico científico, ser ágil e acima de tudo ser comprometido com a vida do próximo.
As atividades do enfermeiro na UTI são diversas desde a gerência até a assistência. São, no mínimo, um enfermeiro por plantão e um técnico a cada dois leitos. Os pacientes admitidos nessa unidade são os pacientes graves que exigem maiores cuidados, porém, tem chance de sobrevida.
As aulas práticas ocorreram nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) da cidade de Cajazeiras com a finalidade de aproximar o aluno da realidade local e somar os conhecimentos adquiridos em aulas teóricas. Fomos acompanhados por um preceptor que nos deu orientações e informações sobre os serviços prestados aos pacientes, como o serviço atua e quais as responsabilidades do profissional de enfermagem em cada situação.
2. RELATÓRIO DE ATIVIDADE PRÁTICA
No dia 15 de maio de 2013 participamos de uma visita a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional de Cajazeiras (HRC) sob a orientação do Enfermeiro Paulo Sorache. No período da manhã conhecemos a estrutura física, a equipe, os