RELATÓRIO DE ESTÁGIO PSICOPEDAGOGIA
CLÍNICA E INSTITUCIONAL
DISCIPLINA DE EXPERIÊNCIAS TEÓRICO-PRÁTICAS
“MEMORIAL”
CAROLINE COUTINHO BELCHIOR
PELOTAS/RS
2014
CAROLINE COUTINHO BELCHIOR
RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Relatório de estágio apresentado à Faculdade Dom
Bosco, como parte dos requisitos para obtenção do título de Psicopedagoga Clínica e Institucional, sob a orientação da professora Rosane Bom Hüsken.
PELOTAS/RS
2014
INTRODUÇÃO
“Um dos maiores danos que se pode causar em uma criança, é levá-la a perder a confiança na sua própria capacidade de pensar.”
Emília Ferreiro
O presente trabalho é pré-requisito parcial para obtenção do título de especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, pela Faculdade Dom Bosco no primeiro semestre de 2014.
Refere-se ao estudo de caso da aluna de 8 anos de idade, no segundo ano do
Ensino Fundamental, na Instituição Lar de Jesus, cujo codinome darei de “Pérola”, por acreditar que a mesma tem dentro de si um brilho e sabedoria que precisam sim de muito trabalho, incentivo e dedicação, para que possa ser descoberto e apreciado.
Os atendimentos ocorrerão com três encontros semanais, de forma individualizada, totalizando uma carga horária de sessenta horas, utilizando de observações, entrevistas com coordenação, professora e responsável pela aluna, relatos pessoais da aluna, bem como testagens que tiveram um papel essencial no período avaliativo. O encaminhamento da aluna para a realização do estágio foi feito pela coordenação da escola, juntamente com a professora, por perceberem a necessidade de um olhar diferenciado e voltado a investigar dificuldades de aprendizagem, desatenção, desinteresse; sintomas que por vezes são sinais que algo não vai bem na área afetiva, cognitiva e social.
Preocupações estas as quais os estudos da Psicopedagogia vem em resposta a questionamentos muito frequentes na Educação Atual: Por que o aluno não aprende? O que fazer para ajudar meu aluno no aprendizado?
Nas