Relatório de estágio na educação infantil
E.M.E.I.I. “Vicentina Salvador Reginato”
Cerquilho – S.P
2010 Maternal II / 3 a 4 anos
Orientações Iniciais e Estudo dos Aportes teóricos
Desde agosto de 2007 cursando Pedagogia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), fomos apresentados a uma série de conteúdos voltados à Educação Infantil Básica e o presente relatório de estágio estará direcionado ao módulo Educação Infantil.
A Educação Infantil constuiu-se como peça fundamental no desenvolvimento de todo ser humano principalmente entendendo a responsabilidade do educador enquanto mediador do processo educativo. Para tanto devemos estar embasados na História da Educação infantil, bem como em sua evolução, métodos, leis, diretrizes, formação e valorização do educador e educando.
Dentre os aspectos mais importantes da História da Educação Infantil podemos ressaltar que é essencial conhecer o processo pela qual a educação passou ao longo dos anos, considerando tempo, espaço e localização.
Por volta de 1767, por exemplo, foi fundada a famosa Escola do Tricô, que tinha como atividades apenas trabalhos manuais, jogos e exercícios, aplicados por uma professora sem formação adequada e específica.
Em 1816 na Escócia, com o surgimento da escola infantil, houve a proibição, por exemplo, de crianças pequenas trabalharem e o horário das mais velhas foi reduzido. Nessa época a concepção de escola ideal e eficaz tinha como o princípio o atendimento as necessidades básicas das crianças pobres de classes trabalhadoras.
A partir dos estudos realizados a respeito da História da Educação Infantil, podemos compreender o cenário da Educação nos dias de hoje. Além disso, tal observação dos pequenos através dos anos dentro dos contextos citados acima, a necessidade de evolução, estruturação e organização da Educação como um todo, proporcionaram as diversas mudanças ocorridas desde os tempos mais antigos até os mais modernos.
A profissionalização e o