Relatório de Estágio em Educação Infantil
O estágio em educação infantil é relevante, pois é através dele que o formando em pedagogia estabelece relação entre a teoria e prática, bem como oferece a oportunidade de conhecer e analisar a atuação do profissional de Educação Infantil em sua ação pedagógica. Além de elaborar, executar, e avaliar um projeto de intervenção pedagógica, que contribui significativamente para formação do estudante de pedagogia, ao estabelecer o processo de ação – reflexão – ação (Vásquez; 1968 apud Pimenta;1995).
Pimenta (1995, p24) defende que “atividade teórico- prática de ensinar constitui o núcleo do trabalho docente.” O pedagogo se baseia na teoria para fundamentar a sua prática. O presente estágio de docência em Educação Infantil teve como objetivos: Aprimorar a prática em sala de aula; proporcionar a aproximação da realidade profissional por meio da participação em situações reais de trabalho, envolvendo supervisores, estudantes e campo de estágio.
Estágio é onde temos a oportunidade de vivenciar tudo aquilo que aprendemos em sala de aula, de refletir sobre quais práticas escolheremos futuramente, quais as formas de agir dentro de uma sala de aula com crianças da educação infantil. É tempo de conhecer, analisar e experimentar as práticas tão sonhadas teoricamente. É possível também, que nós alunos, aprimoremos nossas escolhas de sermos professores, a partir do contato com as realidades de nossa profissão.
Nas próximas páginas apresento o relatório do estágio realizado nas escolas, SER e EMEI Prefeito José Pires Neto, ambas situadas na cidade de Campinas, em São Paulo, por mim aluna de licenciatura em Pedagogia da Universidade Paulista, Geralda D Santos, em maio de 2014. Foi realizado em turmas com alunos de 03 e 04 anos do ensino em Educação Infantil. Foi uma experiência única em diversos aspectos. Um desafio, uma experiência tão gratificante, mais do que esperava. Foi a primeira vez que estive em uma escola privada e tive a oportunidade de vivenciar a