Relatório de Estágio em Assistência Farmacêutica
O presente relatório tem como finalidade o registro das experiências vividas no campo de estágio em Assistência Farmacêutica, no Ambulatório Eurípedes Barsanulfo, localizado na Fundação Lar Harmonia, Rua da Fazenda, no bairro Piatã, Salvador, Bahia. Vale ressaltar, que o referido documento não se configura apenas como um registro descritivo, mas também crítico-reflexivo, pautado em observações e na prática do educando inserido no ambiente farmacêutico.
Por tratar-se de uma sociedade sem fins lucrativos, o trabalho desenvolvido pela Fundação Lar Harmonia atende, sobretudo, as comunidades mais carentes. As atividades desenvolvidas pelos estagiários, sob a supervisão do farmacêutico responsável, foram basicamente a organização da parte interna, dispensação de medicamentos e orientação ao paciente, compreendendo o período de vinte e sete de setembro de dois mil e doze à seis de dezembro de dois mil e doze, culminando nesta produção.
2 ASPECTOS RELEVANTES DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
A Assistência Farmacêutica se configura como um grupo de ações, que tem como propósito a promoção, a proteção e a recuperação da saúde (coletiva e individual), tendo como insumo essencial os medicamentos, objetivando o acesso a eles, bem como o uso racional. Ela está alicerçada em um ciclo composto pela seleção, programação, aquisição, armazenamento, distribuição e dispensação dos medicamentos, e permeada por elementos como fornecedores, conselhos de saúde (nacionais, estaduais e municipais), coordenação dos programas estratégicos, entre outros.
Foi possível observar, durante a prática no campo de estágio, que as ações referentes à Assistência Farmacêutica estabelecem uma relação com a epidemiologia, sobretudo no que tange a seleção e programação, onde se faz necessário o conhecimento acerca do perfil da comunidade que fará uso dos serviços. Seria muito difícil o planejamento dos serviços de saúde, ofertados pela unidade em