Relatório de enfermagem
O lixo hospitalar é produzido em serviço de saúde tais como:
Hospitais,clínicas,postos de saúde,laboratórios,clínicas veterinárias,etc. Ele deve receber um manejo adequado,pois do contrário pode oferecer riscos á saúde,laboratórios,clínicas veterinárias ,etc Ele deve receber um manejo adequado,pois do contrário pode oferecer riscos á saúde da população. Agulhas ,seringas,gazes,órgãos, tecidos removidos,animais usados em testes,luvas descartáveis,remédios vencidos,fraldas descartáveis,são exemplos de resíduos sépticos ou hospitalares O treinamento para a separação do lixo é uma exigência do(CONAMA).CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
.
O objetivo é adequar a estrutura das unidades para o tratamento correto dos resíduos. Segundo as normas sanitárias,o lixo hospitalar deve ser rigorosamente separado. E cada classe deve ter um tipo de coleta e destinação. Cuidados com o separação do Lixo: LIXO ORGÂNICO- A ser colocado no balde de lixo que contém o SACO PRETO: Exemplo:cascas de frutas,restos de alimentos,erva do chimarrão.. LIXO INORGANICO- A ser colocado no balde de lixo que contém o SACO AZUL:
-NO QUARTO:embalagens,latas de refrigerantes,papeis,vidros:
-NO BANHEIRO: fraldas descartáveis,absorventes,papel higiênico; LIXO SÉPTICO – A ser colocado no balde de lixo que contém o saco branco: Algodão,sondas,luvas usadas em procedimentos,curativos.
Pérfuros Cortantes-SEU descarte é feito separadamente dos demais no ¨DESCARPACK¨. Seringas com agulhas.
CONTAMINAÇÂO: O maior problema é o chamado “LIXO INFECTANTE” classe
“ A “,que representa um grande risco de contaminação,além de poluir o meio ambiente. A maior parte dos estabelecimentos não faz a separação deste material,que acaba indo para os aterros junto com o lixo normal ou para a fossa.
OUTRO problema é o chamado “LIXO PERIGOSO” _Classe “B “,cuja destinação final,atualmente fica sob