Relatório de Eletrotécnica Prática 1
Utilização básica de instrumentos de medição
Data: 10 de abril de 2015
Nomes: Carolina Diniz Izadora Castro Maira Vasconcelos
Questões
1. Apresente todos os esboços das formas de onda dos passos 1 e 2.
Passo 1
Após realizada a conexão de um cabo coaxial à saída do gerador de sinais e outro à entrada do canal 1 do osciloscópio, os equipamentos foram ligados. Ajustou-se o gerador de sinais até obter-se no osciloscópio uma onda senoidal de 1 KHz e 2Vpp, alterando também as posições vertical e horizontal da onda até a visualização de dois períodos completos da senóide.
Devido a problemas do equipamento gerador de sinais, o valor da frequência determinado pelo roteiro não estabilizou. Assim, obteve-se uma onda senoidal de 1,157 KHz (como mostrado na Figura 1).
Figura 1 – Osciloscópio com a visualização de dois períodos de onda senoidal de 1,157 KHz e 2,00Vpp
Passo 2
Em seguida, o gerador de sinais foi novamente ajustado para obtenção de uma onda quadrada de período igual a 15 ms e uma amplitude de 2Vpp. Devido a problemas do equipamento gerador de sinais, obteve-se uma onda quadrada de período em torno de 7,620 ms e uma amplitude de 2,14Vpp.
Ajustou-se o gerador de sinais até obter-se uma deformação de 50% da onda, correspondente a leitura no osciloscópio de um delta de aproximadamente 3,800 ms após o ajuste, que equivale à metade do período da onda (como mostrado na Figura 2).
Figura 2 – Osciloscópio com a visualização da onda quadrada de período igual a 7,520 ms, uma amplitude de 2,14Vpp e deformação de 50%
Em seguida, ajustou-se novamente o gerador de sinais até obter-se uma deformação de 80% da onda, correspondente a leitura no osciloscópio de um delta de aproximadamente 6,100 ms após o ajuste, que equivale a 80% do período da onda (como mostrado na Figura 3). Dessa forma, comparando a imagem obtida nas figuras 2 e 3, foi possível observar o efeito que a deformação criada pelo gerador de sinais provoca na forma da