Relatório de Cordados
Objetivo: Reconhecer as anatomias interna e externa de peixe ósseo
Introdução teórica: Todo Cordado é semelhante em quatro características que se encontram na fase embrionária. As características são tubo nervoso, notocorda, fendas na faringe e cauda pós –anal. No exemplo estudado , temos um peixe ósseo com as seguintes características : triblástico, celomado, simetria bilateral , deuterostômio , sistema digestório completo, circulatório( fechado , simples e completo), presença de bexiga natatória, posição da boca terminal , e com brânquias sendo as guelras.
Materiais: bandeja, pinça, tesoura, peixe ósseo, bisturi e luvas
Procedimento e Questões : I. Observe a anatomia externa do peixe , identifique e dê as funções ou as características:
A)Opérculo B)Linha lateral C) Tipos de nadadeiras d) Posição da boca e dos olhos e) Tipo de escamas
II. Localize na parte interna do corpo os órgãos ( a dissecção deve ser ventral) e identifique a função da: Bexiga natatória , coração , intestino e rins.
III. Esquematize o corpo do peixe ósseo interna e externamente indicando com legendas cada uma das partes identificadas e da parte externa do peixe cartilaginoso.
IV. Compare os peixes ósseos com os peixes cartilaginosos com relação á: Posição da boca, Brânquias, esqueleto, escamas.
V. Que características dos cordados estão presentes em todas as classes de peixes?
Resultados: I. A) opérculo localizado na cabeça do peixe sua função é proteger a câmara branquial. B) a linha lateral que se estende pelo corpo do peixe, tem a função de um mecanismo sensorial que serve para detectar objetos pela variação da pressão da água. C)O peixe ósseo tem 5 nadadeiras , dentre elas a nadadeira caudal(direciona), a nadadeira peitoral, que serve para impulso, nadadeira dorsal e nadadeira anal, servem para equilíbrio do peixe, nadadeira pélvica, para equilíbrio e orientação de movimento. D) boca terminal e olhos cristalinos E) a