Relatório de Circuitos Elétricos
(Engenharia Mecânica)
Experiência nr. 03
“Ponte de Wheatstone”
Data de realização: 08 / 09 / 2014
Data de entrega: 15 / 09 / 2014
PROFESSORES :
Michel HOSPITAL (michel.hospital1961@gmail.com)
Guilherme GUIMARÃES LAGE (Guilherme Guimarães)
Introdução
Neste experimento fizemos a montagem de uma ponte de Wheatstone, esse tipo de montagem de elementos elétricos é uma das aplicações das leis de Kirchhoff, já que esse circuito montado divide a corrente quando o circuito é ligado a uma fonte de tensão.
Com essa montagem, é possível determinar uma resistência elétrica desconhecida de forma satisfatória, com um desvio mínimo observado.
A montagem desta ponte consiste em dois ramos de circuito contendo dois resistores cada um, sendo três destes conhecidos ou ajustáveis e um a ser encontrado, além disso deve ser ligado um amperímetro para medir a corrente que passa pelo circuito e uma fonte de tensão elétrica para gerar uma diferença de potencial na montagem.
Na prática, a ponte de Wheatstone é utilizada em sensores capazes de pequenas variações de uma grandeza. Em nosso cotidiano ela é utilizada em medidores de temperatura, medição de pressão, balanças (medidores de peso), entre outros.
Para a montagem da mesma em nosso experimento, foram utilizados primeiramente três resistores conhecidos, um potenciômetro para ajustar o valor da resistência com o intuito de zerar a corrente que passa pelo circuito, um voltímetro e uma fonte de tensão para alimentar o circuito.
Para determinarmos a resistência desconhecida Rx (Visualizar Figura 1 acima), devemos ajustar o potenciômetro RV para que não haja passagem de corrente pelo circuito, quando isso ocorrer, a diferença de potencial entre os nós C e D será nulo. Teremos com isso,
VC=VD
U- R1. i1=U- Rx. i2
R1. i1=Rx. i2
Assim, podemos também ver que,
R1. i1=RV. i2 i1=RVR2.i2 Substituindo a Eq.(1.2) encontrada na Eq.(1.1), teremos:
R1RVR2.i2=